quinta-feira, 10 de março de 2011

Jin Li - Saudação | Cumprimento entre praticantes de Tai Chi Chuan

JIN LI



O Cumprimento denominado de "Jin Li" [pronuncia-se Tin Li], significa "saudação; cumprimento".

É a essência da filosofia do Tai Chi Chuan.

Originou-se na Dinastia Ming, na China pelos revolucionários e mais tarde foi inserido nas escolas de artes marciais chinesas, como cumprimento oficial.

A maneira de fazê-lo é com a mão direita fechada e a esquerda aberta colocada sobre a direita.

A mão direita fechada representa o yang, o sol, a força, o marcial, isto é, significa que você domina uma técnica de arte marcial.

A mão esquerda aberta representa o yin, a lua, a filosofia, a técnica, o conhecimento, a razão e a arte. Em chinês, ao unir o Sol (日Rì) e a Lua (月Yuè) dá-se origem a claridade.

A palma esquerda aberta contra a direita fechada significa que o seu conhecimento controla a sua força, que você é um praticante de artes marciais, mas veio em paz, ou seja, que tem boas intenções em seu coração.


Professora de Tai Chi Chuan, Natália Krause, Galway, Irlanda.
Foto: Levis Litz
Cada um dos dedos da mão esquerda também tem um significado específico:

1º) O dedo que fica fechado (o polegar) significa humildade.

Os quatro dedos abertos representam quatro virtudes educacionais que se deve desenvolver paralelamente:

2º) Educação Moral.

3º) Educação Intelectual (Arte).

4º) Educação (Consciência) Física ou Corporal (Marcial).

5º) Educação Comunitária ou Social (Convivência).

O Jin Li - o cumprimento da essência marcial no Tai Chi Chuan, é uma demonstração de respeito que simboliza nossas qualidades e atitudes. Deve ser feito antes do início e após o término da prática.

4 comentários:

  1. Olá Pessoas de bem!

    Muito bom este Espaço, mais um lugar em comum para boas trocas neste vasto campo proposto aqui.

    Em relação ao cumprimento Jin Li, também aprendi do significado de reverenciarmos uns aos outros e também a nossos antepassados.

    A importancia de reverenciarmos uns aos outros, vejo uma atitude cada vez mais necessária a ser cultivada entre as pessoas, numa expressão de respeito e reconhecimento.

    A reverência aos antepassados, lembrando que nós também viemos de uma linhagem que precisa ser valorizada. Que faz parte de nossa história pessoal, portanto necessária até aqui.

    Claudia Moisés
    Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  2. Outros comentários por aí sobre o Jin Li que vale a pena postar aqui...

    "A mão direita também simboliza a força. Fechada significa que você domina uma técnica de luta, é um Artista Marcial. A mão esquerda simboliza a razão. Espalmada contra a direita fechada significa que ela (a razão) controla sua força. Que você é um lutador mas veio em paz!"

    "O yin abraça o yang!"

    "A mão direita é 日 - Rì ou seja Sol; a mão esquerda é 月 - Yuè ou seja Lua : 明 - Míng(claridade) = 日Rì + 月Yuè."

    "日Rì + 月Yuè significa claridade: tem a ver também com uma dinastia chinesa que sai da escuridão(que seria a dinastia Qing) e volta pra claridade."

    ResponderExcluir
  3. "Cuando el pulgar de la mano izquierda está doblado hacia el interior indica que el practicante de Wushu no es arrogante o soberbio, o un rival por la hegemonía. Los cuatro dedos alzados y unidos representan la moralidad, el intelecto, la constitución física y la habilidad, cualidades que el ejecutante de Wushu tiene que poseer, además de un sentimiento noble. El puño cerrado representa audacia y potencia. Pero la audacia es fácil que nazca de la confusión; de la potencia fácilmente nace una violación de la disciplina; por eso la palma izquierda cubre el puño derecho, y esto significa que la audacia no tiene que dar lugar a la confusión, y se tiene que tener carácter para no violar las reglas.", Maestra Liu Xiaohong

    ResponderExcluir
  4. Oi, Levis, em vários textos sobre Taichi ou Taoísmo, há a indicação de que a mão esquerda é yang e a direita, Yin. Sei que a definição do punho como yang e a mão espalmada estão corretas, mas há uma aparente dicotomia aí, não? Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir