quinta-feira, 31 de março de 2011

Para ler... Pequena biografia de desejos

Este romance trata do desejo humano na figura de um inusitado protagonista que, desde a juventude, tem veleidades literárias e vive sua vida entre a banalidade cotidiana e os desejos internos que empurram os seus dias para frente e o fazem sonhar. A trajetória do personagem surge para o leitor de maneira não linear e vai sendo entrecortada pela presença de outros personagens que, ao mesmo tempo em que têm suas histórias próprias de vida, exercem de maneira involuntária influências decisivas na vida do personagem principal.

Desejar, desiderare... De quantas formas podemos manifestar o desejo? Convém, às vezes, reprimi-lo?

Nessa teia entre personagens e acontecimentos, o romance se desenvolve procurando borrar os limites entre o trágico e o cômico das diversas situações e, em última instância, da vida inteira dos personagens, sobretudo do protagonista, um discreto apaixonado pela vida e movido pelo desejo de um porvir cheio de “realizações idealizadas”.

Pequena biografia de desejos coloca em questão – e de um jeito todo peculiar – as discussões mais caras à humanidade, como o amor, a vida, a morte e todos os seus tantos derivados, como a morte em vida, os projetos adiados (para sempre? para nunca?), as máscaras atrás das quais os personagens se escondem, entre outros tantos temas que podem ser despertados no leitor.

---------------

Sobre o autor:
Cezar Tridapalli nasceu em Curitiba, cidade onde sempre morou. Na Universidade Federal do Paraná, estudou Letras e também fez mestrado em Estudos Literários. Escreveu o prefácio do meu livro "Viagens de uma mônada".  Tradutor da língua italiana, ensaísta e autor de contos esparsos. Pequena biografia de desejos é seu primeiro romance.

---------------

Pequena biografia de desejos
Autor: Cezar Tridapalli
Número de páginas: 219
Editora 7 Letras
Valor: R$ 39,00


Dados do Lançamento:
Dia 7 de abril, a partir das 19h
Livraria Arte&Letra, dentro do Lucca Cafés Especiais
Alameda Presidente Taunay, 40 - Curitiba, PR

2 comentários:

  1. Fiquei bastante feliz de ver a divulgação do meu livro aqui no blog (um blog, aliás, que consegue a façanha de unir muitos assuntos aparentemente (mas apenas aparentemente) díspares.
    Parabéns pelo espaço.
    Obrigado pela divulgação.

    Cezar Tridapalli

    ResponderExcluir
  2. Vinícius Soares Pinto escreveu:

    "É com frequência que os textos dele geram leituras prazerosas e provocam reflexões nos leitores aqui do blog. Agora imagine o que esperar do seu primeiro livro? No mínimo, literatura da maior qualidade. Isso mesmo, Cezar Tridapalli lançou Pequena Biografia de Desejos na Livraria Arte & Letra, no dia 7 de abril. Em uma hora e meia de autógrafos, esgotaram-se os 82 exemplares colocados à venda. O livro, no entanto, já pode ser adquirido nas principais livrarias virtuais do país, além das Livrarias Curitiba e Arte & Letra (nessas duas últimas, a partir da próxima semana, próximo do dia 15-4). Uma nova rodada de autógrafos está prevista para a próxima quinta, dia 14, no mesmo local, para aqueles que ficaram sem livros."

    Fonte: http://midiaeducacao.com.br/?p=7390

    ResponderExcluir