Pular para o conteúdo principal

Dicas de Viagem - Os Mapas da Aventura

Guias de viagens são indispensáveis na bagagem de quem espera fazer uma viagem criativa, econômica e recheada de boas surpresas fora da rota das excursões

Valesca: "Os guias são indispensáveis". Foto: Levis Litz
Guia na mão e roteiros na cabeça. Correr o mundo não exige, necessariamente, embarcar em programas definidos, horários apertados e ouvidos antenados aos guias das operadoras de turismo. Cada dia mais, viajantes de todas as partes do mundo descobrem novos mundos usando um guia de viagem como bússola, daqueles que se compra em qualquer livraria, sempre atualizados e com informações preciosas.


Para quem não se imagina num destes roteiros de minutos contados, multidões disputando ao mesmo tempo uma única atração turística, existe uma infinidade de publicações especializadas no assunto. São verdadeiros achados. Elas orientam e revelam culturas, paisagens, curiosidades e recantos nem sempre disponíveis nos pacotes turísticos fechados. E, acima de tudo, podem ser usadas como armas para economizar tempo valioso e poupar dinheiro em viagens tanto no Brasil, quanto no exterior.

"Os guias são indispensáveis", garante a professora de História Valesca Giordano Litz, que periodicamente viaja sem embarcar nas conhecidas excursões que tumultuam as principais atrações no exterior.

Para Valesca, uma aventureira nata, a receita de uma boa viagem deve incluir um veículo próprio ou alugado e hospedagem em locais econômicos como albergues e campings. Os trens e seus passes acessíveis são uma ótima forma de viajar, mas com o inconveniente de horários e percursos. Para quem vai à Europa, conforme Valesca, não deve deixar de incluir na bagagem os guias de viagens. "São completos", avalia.

Com eles, por exemplo, ela rodou, sempre acompanhada com o marido, mais de 10.000 quilômetros pela Itália, Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Portugal, entre outros, numa viagem realizada anos atrás. Depois, foram trinta dias pelo Peru, Bolívia e Chile. E depois fez uma viagem de 40 dias, de motocicleta, até a Terra do Fogo, na Argentina. Claro, sempre com os guias, mapas e todas as informações que levam às boas atrações turísticas. Mais recentemente esteve no México, Guatemala, Velize, Costa Rica e Panamá.

Para ela, o guia deve ser somado às indicações de amigos e a melhor forma de utilizá-lo consiste em , diariamente, preparar o roteiro do dia seguinte, selecionando o melhor dos museus, monumentos, acessos etc. Nas viagens pelo Brasil, Valesca também não dispensa os guias, com suas detalhadas informações de estradas, restaurantes, dados históricos, serviços, entre outros.

Do tipo de turista que traça seu próprio roteiro, Valesca experimenta de tudo e, depois, compartilha suas descobertas com outros viajantes que pretendem colocar o pé na estrada e ampliar suas próprias fronteiras. "Foram anos vivendo o dia-a-dia de diferentes culturas e precisava compartilhar com outras pessoas", diz.
 
-----------------------------------------------------------------------------------


Nota : Este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterado com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.

-----------------------------------------------------------------------------------

Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com  

-----------------------------------------------------------------------------------

Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…