sábado, 24 de dezembro de 2011

Erros da imprensa - uma viagem além da realidade

Equívocos publicados na área de turismo, viagens e aventuras podem conduzir leitores para caminhos bem tortuosos

Quando escrevo procuro transmitir dicas, experiências e informações sobre determinados lugares do planeta para que sirvam de inspiração para um roteiro ou até mesmo para o simples prazer de ler. Todos os lugares e regiões intitulados em artigos assinados por mim foram previamente visitados.

A realidade fez parte de todos os relatos. O rumo que sempre tomei foi o de contar as coisas como elas aconteceram e os casos como se passaram. É claro que, por mais cuidado que o jornalista tenha, sempre existe o risco de cometer um erro que, às vezes, vão longe demais.

Nesta matéria pode-se perceber alguns exemplos de erros em diversas revistas e jornais que reuni e que foram publicados, inclusive de entrevistas que dei sobre minhas viagens. Talvez algum leitor desinformado tenha sido ludibriado ao acreditar numa viagem que está muito além da realidade. Por isso, leve sempre em consideração uma máxima que aprendi num país árabe: "Acredite em Alá, mas amarre seu camelo".

-> PERCORRER O PÓLO SUL DE MOTO

Publicação: "casal retorna de viagem ao Uruguai e prepara roteiro para percorrer o Pólo Sul." (Curitiba/PR, 31.jan.98)

Comentário: em nenhum momento foi dito pelo casal de viajantes que iriam ao Pólo Sul. No entanto foi manchete de jornal.

-> A LARVA DE UM VULCÃO

Publicação: "...as fantásticas ruínas romanas de Pompéia, a cidade dizimada pela larva de um vulcão e trazida à superfície em 1959." (São Paulo/SP, ago.99)

Comentário: o engano foi escrever larva (aquela forma pós-embrionária que se nutre por si, ou seja, aquele "projeto de inseto" nojento) ao invés de lava (magma em fusão que é expelida pelos vulcões em atividade).

-> XL DA YAMAHA

Publicação: "...a bordo de uma moto XL, da Yamaha, os viajantes percorreram 4 mil quilômetros visitando a região sul do Brasil e Uruguai." (Curitiba/PR, 31.jan.98)

Comentário: a motocicleta XL é um modelo da Honda e não de sua concorrente Yamaha

-> TORRES DO ACONCÁGUA

Publicação: "...de tirar o fôlego: a vista de quem está na base do Aconcágua...." (São Paulo/SP, 4.dez.98)

Comentário: essa frase está se referindo ao Aconcágua, mas a fotografia publicada é dos picos do Parque Nacional Torres del Paine (sul da Patagônia Chilena)

-> CEM QUILÔMETROS EM TRÊS ESTADOS

Publicação: "...eles percorreram ao todo 100 quilômetros de praias em três Estados (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul." (Curitiba/PR, 4.fev.98)

Comentário: ao todo, foram percorridos cerca de dois mil quilômetros e não cem, como afirmado. Só a Praia do Cassino no Rio Grande do Sul possui 245 quilômetros de extensão que também foram percorridos pelos viajantes.

-> ITÁLIA NO EGITO

Publicação: "Alexandria tem um "clima" europeu marcante nos restaurantes, cafés e lojas. Cenário das paixões deCleópatra e Marco Antônio, outro atrativo da cidade são as fantásticas ruínas romanas de Pompéia." (São Paulo/SP, ago.99)

Comentário: neste texto há um erro feio de geografia: as ruínas de Pompéia situam-se na Itália, próximas a cidade de Nápolis (Europa) e não em Alexandria, Norte do Egito (África).

-> 800 FOTOGRAFIAS PARA EXPOSIÇÃO

Publicação: "os aventureiros percorreram 4 mil quilômetros durante 30 dias. As 800 fotos serão expostas." (Curitiba/PR, 4.fev.98)

Comentário: 30 fotos fizeram parte da exposição "Praias" e não 800. Na época não havia espaço em Curitiba em que acaberiam 800 fotos do tamanho 30 x 40 cm para serem expostas.

-----------------------------------------------------------------------------------
Nota : Este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterado com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário