segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

História de Viagem - Um passeio pelos grandes enigmas da humanidade

Ao viajar pelo nosso "pequeno" planeta, tornou-se impossível ignorar os mistérios e descobertas que desfilavam diante de nossos olhos. Foi assim no México, Peru, Egito, Israel, Reino Unido, Bolívia, Portugal, Chipre, Guatemala e tantos outros lugares.

Enquanto eu caminhava e tirava fotografias próximo a Pirâmide de Saqqara, Egito, lembrei que tinha sido nessa região que, em 1891, arqueólogos encontraram, numa tumba, um objeto de madeira com 14 cm de comprimento datado do ano 220 a.C.

Pirâmide de Saqqara - Egito. Foto: Levis Litz

Anos depois, percebeu-se que aquele artefato era muito parecido com um avião. A aerodinâmica era tão incrível que, em 1971, uma equipe de especialistas em aviação foi convocada para analisar o objeto. Na ocasião, um engenheiro notou outra similaridade - lembrava ao que hoje conhecemos como o "ônibus espacial" que a NASA, freqüentemente, lança ao espaço. Para os entendidos em aeronáutica, não restava dúvida de que o objeto com cerca de dois mil anos de idade representava um tipo de aero-modelo.

Muitas pessoas relegam coisas desse tipo ao reino do inexplicado, ou creditam que são mensagens deixadas na Terra por seres de outro planeta, outros ainda, tentam ignorar tais coisas, como se ao fechar os olhos, os mistérios deixariam de existir. Mas o fato é que essas coisas estão espalhadas por aí, para serem apreciadas, comentadas e analisadas.

Uxmal - México. Foto: Levis Litz

Em busca do passado

Os megalíticos espalhados pelo mundo, entre tantos monumentos, são exemplos notórios do quanto ainda desconhecemos do nosso próprio passado. Construídos com blocos de pedra tão pesados que até mesmo um guindaste moderno teria dificuldades para levantá-los e encaixá-los perfeitamente, não se sabe, com certeza, sua origem e finalidade.

Um clima de mistério paira sobre as Pirâmides da América Central e do Norte, do Egito e da China. Como entender a construção da Porta do Sol? Um monumento, de dez toneladas situada no planalto de Tiahuanaco, na Bolívia, feita em um só bloco de andesite a mais de quatro mil metros de altitude.

Porta do Sol - Bolívia. Foto: Levis Litz

Qual seria o segredo de Stonehenge? Uma estrutura circular, construída com pesados blocos de pedra na Grã-Bretanha. Por que as estátuas da Ilha de Páscoa foram erigidas? Algumas têm a altura de quatro andares e pesam mais de 60 toneladas. Será que esses mistérios irão guardar o seu segredo para sempre?

Quem é você? De onde vem? Para onde vai?

"A experiência mais bela que podemos viver é o mistério. Ele é a fonte de toda verdadeira arte e de toda verdadeira ciência. Quem não conhece esta emoção, quem já não possui o dom de ser maravilhar, mais valeria que não estivesse vivo, pois seus olhos, certamente, estariam fechados." Albert Einstein

Por mais pragmáticos que sejamos, não podemos negar que a imaginação e os mistérios demonstram ser tão importantes como a razão na busca da verdade. Quem não gostaria de saber como "realmente" foi o primeiro capítulo da história da Humanidade?

Todos os enigmas, por sua própria natureza, provocaram e continuam provocando controvérsias. Sua presença é inegável, o problema é entendê-las e explicá-las. Descobrir um sentido em suas existências faz parte do íntimo de cada um de nós. "Decifra- me ou te devoro", alertava a Grande Esfinge.
 
-----------------------------------------------------------------------------------
Nota : Este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterado com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário