Pular para o conteúdo principal

História de Viagem - Um passeio pelos grandes enigmas da humanidade

Ao viajar pelo nosso "pequeno" planeta, tornou-se impossível ignorar os mistérios e descobertas que desfilavam diante de nossos olhos. Foi assim no México, Peru, Egito, Israel, Reino Unido, Bolívia, Portugal, Chipre, Guatemala e tantos outros lugares.

Enquanto eu caminhava e tirava fotografias próximo a Pirâmide de Saqqara, Egito, lembrei que tinha sido nessa região que, em 1891, arqueólogos encontraram, numa tumba, um objeto de madeira com 14 cm de comprimento datado do ano 220 a.C.

Pirâmide de Saqqara - Egito. Foto: Levis Litz

Anos depois, percebeu-se que aquele artefato era muito parecido com um avião. A aerodinâmica era tão incrível que, em 1971, uma equipe de especialistas em aviação foi convocada para analisar o objeto. Na ocasião, um engenheiro notou outra similaridade - lembrava ao que hoje conhecemos como o "ônibus espacial" que a NASA, freqüentemente, lança ao espaço. Para os entendidos em aeronáutica, não restava dúvida de que o objeto com cerca de dois mil anos de idade representava um tipo de aero-modelo.

Muitas pessoas relegam coisas desse tipo ao reino do inexplicado, ou creditam que são mensagens deixadas na Terra por seres de outro planeta, outros ainda, tentam ignorar tais coisas, como se ao fechar os olhos, os mistérios deixariam de existir. Mas o fato é que essas coisas estão espalhadas por aí, para serem apreciadas, comentadas e analisadas.

Uxmal - México. Foto: Levis Litz

Em busca do passado

Os megalíticos espalhados pelo mundo, entre tantos monumentos, são exemplos notórios do quanto ainda desconhecemos do nosso próprio passado. Construídos com blocos de pedra tão pesados que até mesmo um guindaste moderno teria dificuldades para levantá-los e encaixá-los perfeitamente, não se sabe, com certeza, sua origem e finalidade.

Um clima de mistério paira sobre as Pirâmides da América Central e do Norte, do Egito e da China. Como entender a construção da Porta do Sol? Um monumento, de dez toneladas situada no planalto de Tiahuanaco, na Bolívia, feita em um só bloco de andesite a mais de quatro mil metros de altitude.

Porta do Sol - Bolívia. Foto: Levis Litz

Qual seria o segredo de Stonehenge? Uma estrutura circular, construída com pesados blocos de pedra na Grã-Bretanha. Por que as estátuas da Ilha de Páscoa foram erigidas? Algumas têm a altura de quatro andares e pesam mais de 60 toneladas. Será que esses mistérios irão guardar o seu segredo para sempre?

Quem é você? De onde vem? Para onde vai?

"A experiência mais bela que podemos viver é o mistério. Ele é a fonte de toda verdadeira arte e de toda verdadeira ciência. Quem não conhece esta emoção, quem já não possui o dom de ser maravilhar, mais valeria que não estivesse vivo, pois seus olhos, certamente, estariam fechados." Albert Einstein

Por mais pragmáticos que sejamos, não podemos negar que a imaginação e os mistérios demonstram ser tão importantes como a razão na busca da verdade. Quem não gostaria de saber como "realmente" foi o primeiro capítulo da história da Humanidade?

Todos os enigmas, por sua própria natureza, provocaram e continuam provocando controvérsias. Sua presença é inegável, o problema é entendê-las e explicá-las. Descobrir um sentido em suas existências faz parte do íntimo de cada um de nós. "Decifra- me ou te devoro", alertava a Grande Esfinge.
 
-----------------------------------------------------------------------------------
Nota : Este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterado com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…