Pular para o conteúdo principal

História de Viagem - Canela: uma cidade encantadora

Canela, RS. Fotos: Levis Litz
As belíssimas paisagens da Serra Gaúcha misturadas com as reminiscências alemãs e italianas aparecem com força na agricultura, no idioma, na arquitetura, na gastronomia e no costume de fazer e beber vinho. Não é por acaso que os visitantes da Serra Gaúcha a denominem como a "Pequena Itália". Uma região colonizada por italianos e alemães que têm cenários, em alguns casos, imutáveis há mais de um século. Sua geografia é composta por florestas nativas, vales, rios, cascatas, canyons e fauna abundante. A visão que se deslumbra das paisagens verdejantes é uma das descobertas mais fascinantes para quem percorre aquele pedaço do Rio Grande do Sul.

Uma região afortunada

Canela é uma das cidades que compõe a Região das Hortênsias. É a principal rival de Gramado, são separadas apenas por sete quilômetros e o belo Vale do Quilombo. As duas cidades disputam a preferência dos turistas. Os habitantes levam tão a sério o turismo que nota-se uma certa disputa discreta para saber qual tem a preferência no coração do viajante. Os vencedores desta "disputa" somos nós. Como suas cidades vizinhas, Canela lembra uma imagem européia, embora fique bem no Brasil, a apenas cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre.

Situada a 900 metros do nível do mar, é nessas paragens que reside a alma pura dos primeiros imigrantes. A herança é revestida com a alegria e o vigor dos seus antepassados. O espaço do contraste do novo com o antigo é dividido harmoniosamente em algumas partes da cidade, inclusive na praça central. Entre as atrações de Canela podemos encontrar a Catedral de Pedra com uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão de 12 sinos construída em devoção a Nossa Senhora de Lourdes, o Parque O Mundo a Vapor, onde a história da máquina a vapor é recriada, e as belezas naturais para quem gosta de caminhadas, passeios em meio a natureza e belos panoramas. Inúmeras trilhas levam aos mais belos recantos da região. A dois quilômetros e meio do centro há o Parque das Sequoias e a doze quilômetros existe o Parque das Corredeiras que é atravessado pelo rio Paranhana. O Parque das Sequoias parece nos convidar a longas caminhadas.

Alegria ecológica

Uma das razões de Canela ser uma das cidades mais procuradas pelas pessoas adeptas do turismo ecológico é a presença do Parque do Caracol, sede do Projeto Loboguará, a sete quilômetros do centro, onde existe uma impressionante cascata, com uma queda livre de 131 metros de altura que pode ser visto de um mirante à beira do abismo. Para aqueles que gostam de explorar a fundo em seus passeios, uma interminável escadaria de 690 degraus, o equivalente a 47 andares, permite o acesso, em meio à vegetação, à sua base. É um passeio impressionante. A mesma impressão vale também para o Parque da Ferradura, a 14 quilômetros do centro, com um cânion de 400 metros de profundidade, vales e campos cercados por mata nativa. É uma fascinante viagem ao encontro da natureza.

Educação ambiental

Pioneiro em curso de ecologia, educação ambiental e passeios ecológicos orientados em parques, o Projeto Loboguará, implantado em 1992, utiliza como base e sede, uma antiga residência dos descendentes de Guilherme Wasen, construída em 1954, com madeira de pinheiro araucária, no Parque Estadual do Caracol. Wasen, natural da Alemanha, foi o primeiro colono, em 1863, a chegar na região. O Projeto já atendeu milhares de estudantes de escolas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A natureza com suas florestas, campos, fauna, rios, rochas, entre outros, servem como matéria prima de educação. Este é um bom exemplo de política ambiental. A terra, a àgua, o ar, os animais, as plantas e as pessoas que defendem ecologia agradecem. Canela, de fato, é uma cidade encantadora e merece nossa estima e visita.
-----------------------------------------------------------------------------------

Nota: este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterados com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com  
-----------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…