Pular para o conteúdo principal

História de Viagem - Gramado: a beleza e a cultura da Serra Gaúcha

Gramado, RS. Foto: Valesca Giordano Litz
Gramado, a 148 quilômetros de Porto alegre (RS), encanta por sua hospitalidade, beleza e incontáveis atrativos turísticos. Situada a 855 metros de altitude, em plena serra gaúcha, os recantos e paisagens são de tirar o fôlego.


Quem viaja à Gramado, acaba conhecendo outras cidades como Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi. Considerada a melhor região vinícola do país, é inevitável uma visita às várias vinícolas existentes, onde pode-se comprar muito vinho a um preço acessível e ainda conhecer todo o processo de produção. As igrejas da região são belíssimas, cada uma com sua história e decoração impressionantes. Para quem gosta de estar em contato com a natureza o lugar é perfeito, com vários parques e bosques muito bem cuidados e com excelente infra-estrutura.

Foto: Levis Litz
Gramado, ao natural

A cidade de Gramado parece que nasceu para brilhar. A prefeitura da cidade, nos anos 70, criou uma lei determinado que todas as novas construções tivessem o estilo arquitetônico da Baviera.

Entre seus predicados, além de excelente rede de hotéis, restaurantes, comércio variado e casas de café colonial encontramos: o Lago Negro, de água escura cercada com azaléias, hortênsias e árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha; o Parque Knorr, uma área de 70 mil metros quadrados arborizada e com belos jardins; a Cascata Véu de Noiva com 21 metros de altura; Belvedere Valde do Quilombo, na rodovia que liga Canela a Gramado.

Sua igreja, no centro da cidade, demorou oito anos para ser erguida. Foi construída com 78 mil pedras basalto. Sua torre mede 43 metros e em seu interior há vitrais que reproduzem parte da vida do apóstolo Pedro. Como se não bastasse a belíssima paisagem da região e arquitetura típica, Gramado possui um calendário turístico que dura o ano todo com inúmeras e diversificadas atrações. São feiras de chocolates, eventos esportivos, feiras de animais, festas folclóricas, mostras de móveis, feiras de livros, festival de publicidade, shows, feiras de antigüidades e artes e o festival de cinema que atrai cineastas e cinéfilos de todos os cantos.

Com uma programação intensa para o ano inteiro, Gramado é uma cidade em festa permanente e que conquista, a todo momento, seu visitante. É famosa também por seu artesanato em couro e tapeçarias de lã, além de muitas fábricas de móveis rústicos.

Está servido?

Envolvidos como num clima de conto-de-fadas, Valesca e eu resolvemos visitar uma das aconchegantes casas para um café colonial. Ouvimos muitas histórias desses cafés. Dizem que ele é deliciosamente farto. Teve origem na época da colonização do sul, quando as mulheres preparavam um café da tarde reforçado para os maridos que retornavam do trabalho na roça.
Foto: Levis Litz

Correndo o risco de agregar uns quilinhos a mais, tomamos o nosso "café colonial" numa bela torre, lá pelas quatro da tarde, depois de termos visitados os principais pontos da região. A garçonete nos trouxe uma infinidade de delícias para beber e comer: chocolate caseiro, chá e vinho da serra, acompanhados com mais de 50 quitutes salgados e doces. Impressionado pela variedade e quantidade, pensei: "não vou conseguir provar nem a metade". Foi quando a garçonete disse, "podem se servir à vontade e repetir quantas vezes desejarem". Seria impossível repetir, só essa ideia me deixou meio enjoado - muita comida para pouco estômago. E a garçonete complementou: "após o café, ainda há o bufet de tortas no outro lado do restaurante!". Definitivamente, o que não falta em Gramado é o que fazer e o que comer.
 
-----------------------------------------------------------------------------------
Nota : Este texto reflete fielmente os fatos quando publicado, entretanto, alguns de seus dados podem ter sido alterado com o tempo. Certifique-se de obter informações atualizadas por outras fontes antes de tomar este texto como referência.
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais Histórias de Viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…