quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pontos históricos – Não deixe fora do seu roteiro de viagem

No momento de detalhar um roteiro de viagem, prioriza-se os lugares mais bonitos e conhecidos, normalmente, são praias, pontos turísticos, monumentos e os belíssimos pontos históricos. As riquezas naturais atraem muita atenção, no entanto, os pontos históricos carregados de beleza, história e cultura merecem todo o prestígio. Durante a viagem, estes locais tão importantes para a história do país não podem faltar no roteiro, tanto para conhecer melhor a construção da identidade brasileira, a influência estrangeira, observar a estrutura arquitetônica, quanto apreciar a beleza dos monumentos.

Rio de Janeiro
Cristo Redentor. Foto: Levis Litz

O Rio de Janeiro é uma referência em pontos históricos, pois os belos monumentos atraem turistas do mundo inteiro. Um de seus principais cartões-postais foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo, e ainda remete imponência ao turismo na região. A maravilha em questão é o Cristo Redentor, a majestosa estátua aclamada pelo país inteiro desde sua inauguração, em 12 de outubro de 1931. A estátua possui 38 metros de altura e mais de mil toneladas e está a 710 metros do nível do mar, no Corcovado. O cartão postal é um dos locais mais visitados na cidade e o acesso pode ser realizado de carro ou trem até o pé do morro e para o trajeto até os pés da estátua existem elevadores e escada rolante.

Os Arcos da Lapa é outro retrato que nos remete a história e aos encantos do Rio de Janeiro. O monumento foi construído no período colonial, utilizado para fornecer água do Rio Carioca para a população. Atualmente, o viaduto serve de passagem para os bondes que ligam a Estação Carioca ao bairro Santa Teresa. O monumento foi construído ao estilo romano e possuem 42 arcos duplos de alvenaria. O local é ponto indicado para quem gosta da boemia, pois o bairro da Lapa é repleto de bares para todos os gostos.

A Igreja da Candelária é outro ponto histórico da capital, construída no século XVIII, a igreja possui revestimentos em mármore, portas detalhadas em bronze e lindas pinturas ilustrando seu interior. O Pão-de-açúcar também é um exemplar da exuberância carioca, e é outro passeio indispensável! O acesso é realizado por meio de um teleférico, conhecido com bondinho e do monumento é possível avistar uma paisagem deslumbrante, incluindo várias praias, parte da vegetação da Mata Atlântica e o Forte Santa Cruz. Para conhecer cada detalhe da cidade, é imprescindível que tudo seja organizado com muito detalhes. Como a cidade é muito visitada, independente da época do ano, reservar um hotel no Rio de Janeiro é algo que deve ser feito com antecedência, pois garantir uma hospedagem que atenda as necessidades, em cima da hora, é quase impossível.

Fortaleza

Fortaleza. Foto: Levis Litz

Outra cidade brasileira que dispõe de belos pontos históricos indispensáveis no roteiro da viagem é Fortaleza, capital do Ceará. O Museu da Cachaça é um exemplo, ele fica localizado em Maranguape e conquista muitos turistas curiosos quanto ao processo de fabricação dessa iguaria brasileira, admirada no mundo inteiro. A Ponte Metálica é outro ponto indispensável durante sua viagem por Fortaleza. Ela é enfeitada com painéis de fotos ilustrando os momentos marcantes da ponte e é um ótimo lugar para observar o pôr-do-sol, além disso, possui diversas barracas e um restaurante com o melhor da culinária local.

A primeira instituição museológica do estado, o Museu do Ceará, é uma alternativa cultural para conhecer e melhor compreender um pouco da história nordestina. Seu acervo reúne por volta de sete mil peças que representa a cultura regional. A Casa José de Alencar, morada do escritor romancista é outro ponto histórico da capital, bem como o Museu do Maracatu com todos os detalhes de uma das manifestações culturais mais latentes no nordeste brasileiro. O Teatro José de Alencar encanta os olhares com sua fachada “Art Noveau”, vitrais coloridos e estrutura metálica escocesa. Fortaleza possui vários outros lugares interessantes para a visitação. O turista pode instalar-se num dos hoteis em Fortaleza na região central, para assim, aproveitar com mais tempo todas as opções históricas que a cidade tem para oferecer.

Para melhor aproveitar qualquer uma dessas cidades, o indicado é que você organize com antecedência sua viagem. Compre as passagens e garanta os melhores preços, com pelo menos, três meses de antecedência, além de fazer a reserva hotel, pois as cidades recebem turistas o ano inteiro. Acesse o site da FalaTurista e consulte as opções de hospedagens nas duas cidades.

-----------------------------------------------------------------------------------

Texto: http://www.falaturista.com.br/ - Fotos: Levis Litz
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com  
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer ler mais sobre dicas de viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário