Pular para o conteúdo principal

Pontos históricos – Não deixe fora do seu roteiro de viagem

No momento de detalhar um roteiro de viagem, prioriza-se os lugares mais bonitos e conhecidos, normalmente, são praias, pontos turísticos, monumentos e os belíssimos pontos históricos. As riquezas naturais atraem muita atenção, no entanto, os pontos históricos carregados de beleza, história e cultura merecem todo o prestígio. Durante a viagem, estes locais tão importantes para a história do país não podem faltar no roteiro, tanto para conhecer melhor a construção da identidade brasileira, a influência estrangeira, observar a estrutura arquitetônica, quanto apreciar a beleza dos monumentos.

Rio de Janeiro
Cristo Redentor. Foto: Levis Litz

O Rio de Janeiro é uma referência em pontos históricos, pois os belos monumentos atraem turistas do mundo inteiro. Um de seus principais cartões-postais foi eleito uma das sete novas maravilhas do mundo, e ainda remete imponência ao turismo na região. A maravilha em questão é o Cristo Redentor, a majestosa estátua aclamada pelo país inteiro desde sua inauguração, em 12 de outubro de 1931. A estátua possui 38 metros de altura e mais de mil toneladas e está a 710 metros do nível do mar, no Corcovado. O cartão postal é um dos locais mais visitados na cidade e o acesso pode ser realizado de carro ou trem até o pé do morro e para o trajeto até os pés da estátua existem elevadores e escada rolante.

Os Arcos da Lapa é outro retrato que nos remete a história e aos encantos do Rio de Janeiro. O monumento foi construído no período colonial, utilizado para fornecer água do Rio Carioca para a população. Atualmente, o viaduto serve de passagem para os bondes que ligam a Estação Carioca ao bairro Santa Teresa. O monumento foi construído ao estilo romano e possuem 42 arcos duplos de alvenaria. O local é ponto indicado para quem gosta da boemia, pois o bairro da Lapa é repleto de bares para todos os gostos.

A Igreja da Candelária é outro ponto histórico da capital, construída no século XVIII, a igreja possui revestimentos em mármore, portas detalhadas em bronze e lindas pinturas ilustrando seu interior. O Pão-de-açúcar também é um exemplar da exuberância carioca, e é outro passeio indispensável! O acesso é realizado por meio de um teleférico, conhecido com bondinho e do monumento é possível avistar uma paisagem deslumbrante, incluindo várias praias, parte da vegetação da Mata Atlântica e o Forte Santa Cruz. Para conhecer cada detalhe da cidade, é imprescindível que tudo seja organizado com muito detalhes. Como a cidade é muito visitada, independente da época do ano, reservar um hotel no Rio de Janeiro é algo que deve ser feito com antecedência, pois garantir uma hospedagem que atenda as necessidades, em cima da hora, é quase impossível.

Fortaleza

Fortaleza. Foto: Levis Litz

Outra cidade brasileira que dispõe de belos pontos históricos indispensáveis no roteiro da viagem é Fortaleza, capital do Ceará. O Museu da Cachaça é um exemplo, ele fica localizado em Maranguape e conquista muitos turistas curiosos quanto ao processo de fabricação dessa iguaria brasileira, admirada no mundo inteiro. A Ponte Metálica é outro ponto indispensável durante sua viagem por Fortaleza. Ela é enfeitada com painéis de fotos ilustrando os momentos marcantes da ponte e é um ótimo lugar para observar o pôr-do-sol, além disso, possui diversas barracas e um restaurante com o melhor da culinária local.

A primeira instituição museológica do estado, o Museu do Ceará, é uma alternativa cultural para conhecer e melhor compreender um pouco da história nordestina. Seu acervo reúne por volta de sete mil peças que representa a cultura regional. A Casa José de Alencar, morada do escritor romancista é outro ponto histórico da capital, bem como o Museu do Maracatu com todos os detalhes de uma das manifestações culturais mais latentes no nordeste brasileiro. O Teatro José de Alencar encanta os olhares com sua fachada “Art Noveau”, vitrais coloridos e estrutura metálica escocesa. Fortaleza possui vários outros lugares interessantes para a visitação. O turista pode instalar-se num dos hoteis em Fortaleza na região central, para assim, aproveitar com mais tempo todas as opções históricas que a cidade tem para oferecer.

Para melhor aproveitar qualquer uma dessas cidades, o indicado é que você organize com antecedência sua viagem. Compre as passagens e garanta os melhores preços, com pelo menos, três meses de antecedência, além de fazer a reserva hotel, pois as cidades recebem turistas o ano inteiro. Acesse o site da FalaTurista e consulte as opções de hospedagens nas duas cidades.

-----------------------------------------------------------------------------------

Texto: http://www.falaturista.com.br/ - Fotos: Levis Litz
-----------------------------------------------------------------------------------
Comente este texto aqui ou em: fotoserumos@gmail.com ou levislitz@hotmail.com  
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quer ler mais sobre dicas de viagem? Visite: Fotos e Rumos (http://www.fotoserumos.com/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…