sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tai Chi - Gotas de Sabedoria e Filosofia

Prof. Bruno Davanzo

Tai Chi Chuan (Taijiquan)

"A escola interna tem como seu principal representante o Tai Chi Chuan, o qual se baseia na meditação Taoísta e no I Ching, o livro das Mutações, considerado como um dos primeiros esforços da mente humana para situar-se no Universo".
Roque Severiano

"As Treze Técnicas do Tai Chi ou os oito movimentos de mãos e os cinco movimentos de pernas são inspirados no conceitos dos Oito Trigramas, ou ba-guá (Pa kua) e no dos Cinco Processos Elementares, ou wuxing (wu hsing), da filosofia taoísta. O pakua e o wuxing são conceitos bastantes próximos um do outro, e o princípio do yin-yang constitui o fundamento da sua prática."
Wong Kiew Kit

"Ao se praticar Tai Chi Chuan, os olhos devem ficar alertas. Use todo o seu campo de visão para prestar atenção nos movimentos das mãos".
Lam Kam Chuen

"Os iniciantes devem primeiro praticar em uma postura alta, em que as pernas suportem o peso, então, gradualmente (com o tempo) descer a postura. É preciso estar consciente de proteger as articulações do joelho".
Chen Zheng Lei

Professora Elli Nowatzki
"O praticante do Tai Chi Chuan vive de modo diferente o mesmo movimento: o movimento não muda, muda a maneira de vivê-lo".
Anna Maria Sannino
 
"O Céu gera, a Terra nutre, o Homem executa. Na prática do Tai Chi Chuan cada gesto, cada deslocamento, cada componente físico e cada atitude mental estão impregnados dessa tomada de consciência".
Roland Habersetzer
 
"Chi kung significa literalmente a arte da energia. Tai Chi Chuan sem chi kung não é Tai Chi Chuan, pois nesse caso o Tai Chi Chuan se resumiria a um tipo de exercício suave que talvez oferecesse alguns benefícios em termos de circulação do sangue e divertimento, mas provavelmente não traria a vitalidade e a
clareza mental geralmente atribuídas ao treinamento do Tai Chi Chuan".
Wong Kiew Kit

"Os membros inferiores são o alicerce que suporta o corpo, e a fonte da energia e força, que pode ser exteriorizado".
Chen Zheng Lei

"Com o tempo, com a prática diária, você vai descobrir que incorporou os princípios do tai chi ao cotidiano; sentado, andando, de pé ou deitado, você perceberá que está vivendo de um modo novo, fácil e belo".
Lam Kam Chuen

"Para aprender os movimentos simples e naturais do Tai Chi Chuan e, por isso mesmo, difíceis e desafiadores, é necessário, diz o mestre, paciência, perseverança, confiança e continuidade".
Anna Maria Sannino

"Praticar o Tai Chi Chuan é fazer o silêncio em nós".
Roland Habersetzer

"Ao praticar Tai Chi Chuan você terá uma sensação de tranqüilidade, de alegria e de paz interior, mas estará mentalmente alerta e vivo durante todo o tempo".
Wong Kiew Kit

Professor Onofre
"Ao praticar Tai Chi Chuan, a cabeça deve liderar para focar o espírito. O comando consciente está atrás de cada movimento, de cada postura e de cada extensão para as mãos ou pés, de modo que todo o corpo seja flexível e ativo. Se não se pratica desta forma, o espírito estará disperso e perdido, e os movimentos perderão a sua coordenação e integralidade".
Chen Zheng Lei

"O relaxamento dos ombros é essencial. Eles têm a tendência de se levantar sem percebemos, atraindo energia para a parte superior do corpo e, com isso, provocando tensão e dores de cabeça. Tenha o cuidado de relaxá-los durante a prática".
Lam Kam Chuen

"Diz-se que um dos filhos de Yang Lu-chan, fundador do estilo de Tai Ji atualmente mais difundido, Yang Jian-hou (1839-1917), chegava a deixar uma andorinha pousar-lhe na mão aberta e era então capaz de impedir o passarinho de voar, impedindo-o de sentir uma base sólida para o seu alçamento graças ao domínio perfeito do próprio qi em movimento".
Roland Habersetzer

"Para intensificar a prática do Tui Shou: "Enraizado nos pés, executados nas pernas, controlado na cintura, materializado nas mãos. Quando você ataca com as mãos, a força que você emprega não vem delas, mas sim dos pés".
Wong Kiew Kit

"Tai Chi Chuan exige dos pés firmeza e estabilidade, com os dedos do pé, sola do pé e calcanhar - todos, agarrando o chão".
Chen Zheng Lei


Professor Anderson Rosa
"O símbolo do Tai Chi. Dois semicírculos de luz e escuridão que formam um círculo completo conforme se fundem um no outro. Muitas pessoas o conhecem como símbolo do Yin e Yang. Na verdade, o símbolo é chamada literalmente de "O Tai Chi", em chinês. Portanto, esse é o verdadeiro espírito do Tai Chi Chuan. Eu o chamo de harmonia em movimento".
Lam Kam Chuen
 
"O fluxo interno de energia é essencial no Tai Chi Chuan e só pode ser conseguido quando estamos relaxados".
Wong Kiew Kit

-------------------------------------------------------------------------------------------

Colabore com mais gotas de sabedoria sobre a filosofia e ensinamentos de Tai Chi Chuan!
-------------------------------------------------------------------------------------------
Quer ler mais sobre Tai Chi Chuan (Taijiquan)? Visite: Tai Chi Curitiba - www.TaiChiCuritiba.com.br

Um comentário: