Pular para o conteúdo principal

FOTOGRAFIA: Ação de fotógrafos internacionais beneficiará o hospital “Cassiano Campolina”

Fotógrafos de vários países retratarão Minas Gerais através do Projeto Brazil on Focus, em abril de 2012. As imagens resultantes serão leiloadas em Belo Horizonte, e a receita será doada ao Hospital Cassiano Campolina, o qual há um século atende a população carente da região de Entre Rios – MG.

Tradicional hospital filantrópico enfrenta dificuldades
Desde o seu surgimento em 1910, o Hospital Cassiano Campolina é uma referência de atendimento médico para a população de Entre Rios, Minas Gerais. Como instituição sem fins lucrativos, destaca-se pelo serviço prestado à população carente e a todos que dependem do SUS, incluindo o serviço de pronto atendimento mantido em convênio com a Prefeitura de Entre Rios. O hospital conta com cinco médicos e aproximadamente 60 funcionários, atendendo a um público de cerca de 30 mil pessoas, correspondendo a Entre Rios e municípios próximos, tais como Lagoa Dourada, São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Piedade dos Gerais e Desterro de Entre Rios. Atualmente, o hospital enfrenta problemas relacionados à falta de recursos, e sua administração, encabeçada pelo Provedor, Silvério de Oliveira de Resende, trabalha para firmar convênios e parcerias.

Leilão beneficente do Projeto Brazil on Focus
Ainda no primeiro semestre de 2012, tanto ajuda financeira como divulgação da tradição em filantropia do hospital virá de origem inesperada: de um grupo de fotógrafos europeus e norte-americanos, em sua maioria especializados em cavalos, que durante uma semana percorrerão o estado de Minas num projeto intitulado Brazil on Focus. Na sequência, uma seleção destas fotografias será oferecida num leilão beneficente, cuja arrecadação reverterá para o Hospital Cassiano Campolina. Mas qual o vínculo entre fotógrafos de cavalos e um tradicional hospital filantrópico mineiro? Para explicar, é necessário contar um pouco sobre a vida do patrono do hospital, Cassiano Campolina.

Vida e obra de Cassiano Campolina
Campolina foi um fazendeiro abastado da região de Entre Rios, cafeicultor e pecuarista, além de ter criado a raça de cavalos que leva o seu nome, o Campolina, uma das poucas raças de equinos de origem nacional, e que tem Associação de Criadores oficializada junto ao Ministério da Agricultura. São cavalos únicos no Brasil e talvez no mundo, aliando um porte acima da média a um andamento marchado que os torna confortáveis para viagens e cavalgadas, desde o início da raça motivo de orgulho para os seus proprietários. Cassiano Campolina não constituiu família, e assim seu legado corria o risco de extinguir-se junto com ele. No início do século XX, quando o fazendeiro lavrava seu testamento, juntamente com seus amigos Coronel Joaquim Pacheco de Resende e João Ribeiro de Oliveira teve a ideia de legar sua fortuna para a construção do hospital que já havia sido idealizado pelo então Juiz de Comarca da cidade, Dr. Artur Ribeiro de Oliveira. No entanto, Campolina estabeleceu como cláusula testamentária a condição de que Resende e Oliveira assumissem a tropa de cavalos, dando sequência ao processo de seleção dos animais. Assim, o cavalo Campolina seguiu evoluindo até os dias de hoje, dotado de um fenótipo único e inconfundível, sendo considerado um dos patrimônios culturais tipicamente mineiros dentro do meio equestre.  Especialistas acreditam que a raça Campolina seja a raça marchadora de maior estatura em todo o mundo.

Um hospital adiante de seu tempo
Já o Hospital Cassiano Campolina foi inaugurado em 1910, com um prédio em estilo neo-clássico. Era decorado com pinturas, ainda preservadas hoje, de autoria do italiano Francisco Tamiette. Por um bom período, foi o mais importante hospital do interior de estado, dispondo de duas amplas e arejadas enfermarias com 40 leitos, sala de operações, sala de raios-X, laboratório, farmácia, entre outros. Não limitando sua atuação ao Hospital, a Fundação Cassiano Campolina encarregou-se de providenciar o serviço de abastecimento de água para o município de Entre Rios. Água era captada da Serra do Gambá, por meio de uma adutora de cerca de 12 quilômetros de canos de ferro vindos da França, além de reservatórios e rede de distribuição. Era uma das poucas cidades que naquele tempo possuíam esta benfeitoria.


O conceito “On Focus”: cultura local sob um novo olhar
Os eventos “On Focus” são idealizados por Paula da Silva, fotógrafa portuguesa radicada na Itália, que atua em todo o mundo, e que desde 2002 inclui o Brasil em sua agenda. O mote do seu trabalho é retratar as várias facetas da cultura e da realidade de um país – as pessoas, a natureza, as paisagens típicas, e também os cavalos. Após o sucesso do “Andalusia on Focus” em 2010 e do “Lusitanos on Focus” no ano seguinte, realizados respectivamente em Espanha e Portugal, Paula percebeu que o conceito do projeto já estava amadurecido o bastante para concretizar seu sonho de levá-lo ao Brasil. Assim, de 20 a 29 de abril de 2012, sete equipes de fotógrafos, cada qual com um integrante brasileiro, percorrerão roteiros pré-definidos em Minas Gerais, retratando a vida do interior. Tradições, cidades históricas, paisagens, fazendas antigas, e também animais domésticos típicos da região, tais como o gado gir, os jumentos pêga e os cavalos marchadores, por certo estarão entre os temas. Dentre os vários criadores contatados, também os campolinistas se mostraram entusiasmados em participar. Foi proposto que o evento culminaria num leilão beneficente de fotografias feitas ao longo do mesmo. A escolha do Hospital Cassiano Campolina para receber estes proventos foi consequência natural dos elementos em comum: tradição, história, benemerência, cultura mineira, cavalos de raça. O momento de necessidade financeira atravessado pelo hospital, que até mesmo corre o risco de encerrar suas atividades, por si só mais do que justifica a decisão.

Leilão beneficente de fotografias
O leilão das fotografias do projeto Brazil on Focus acontecerá em maio de 2012, em Belo Horizonte. Os fotógrafos participantes têm se declarado entusiasmados tanto pela oportunidade de conhecer um Brasil desconhecido da maioria dos olhares estrangeiros, quanto pela possibilidade de colaborarem com uma instituição filantrópica tão bem reputada quanto o Hospital Cassiano Campolina. Claudia Leschonski, co-organizadora do Brazil on Focus, afirma que “será um trabalho intenso e fascinante apresentar a estes profissionais de alto padrão uma visão do Brasil um tanto afastada do mainstream da mídia e do turismo. O interior mineiro esconde tantas coisas que não se encontra em parte alguma do mundo – a tradição luso-barroca miscigenada à vida rural dos trópicos, a hospitalidade das fazendas, a diversidade de paisagens e belezas naturais. E, exóticas para este grupo, a beleza dos equídeos tipicamente brasileiros. Coisas que parecem rotineiras para nós, tais como as criações de muares, ou a diversidade de cavalos marchadores, são raridades preciosas para estes fotógrafos.”

Boa mídia para parceiros e patrocinadores
O Brazil on Focus receberá bastante atenção da imprensa no exterior, através de reportagens que serão publicadas em periódicos especializados. Além disso, emissoras de TV de Suécia, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido, e também do Brasil, já manifestaram interesse na exibição do documentário que estará sendo rodado durante o Brazil on Focus, retratando o cotidiano do projeto e o making of da exposição fotográfica. Assim, o Brazil on Focus garantirá visibilidade internacional não apenas ao Hospital Cassiano Campolina, para que este possa continuar no seu trajeto de ajuda à população necessitada, mas também a seus parceiros. Além dos haras e fazendas que serão retratados, os patrocinadores confirmados incluem: Secretaria de Turismo do Estado de MG, Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Campolina, Rancho Dourado, Instituto Estrada Real, Artmosphere, Haras Campanário, Universidade do Cavalo e Cavalgadas Brasil.

Para saber mais:
Sobre o Hospital Cassiano Campolina: http://www.entreriosnews.com.br/hospitalhcc.htm
Sobre o Projeto Brazil on Focus: http://www.brazil-on-focus.com
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Brazil-On-Focus-April-2012/203964236321999
Para entrar em contato e obter maiores informações: info@brazil-on-focus.com

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Fotos e Rumos - www.fotoserumos.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…