terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

História do Tai Chi Chuan

Chen Wang Ting. Foto: Levis Litz
Foi um oficial militar chinês, Chen Wang Ting (1600-1680), quem sistematizou/criou o Tai Chi Chuan (Taijiquan). Ele o fez em 5 rotinas (encadeamentos). Mais tarde, seu descendente Chen Chang Xing (1771-1853) as sintetizou nas formas conhecidas e praticadas até hoje como Lao Jia Yi Lu (Forma Tradicional da Família Parte 1) e Lao Jia Er Lu - Pao Chui (Forma Tradicional da Família Parte 2 - Punho de Canhão).


Chen Chang Xing, também conhecido como Yun Ting, foi quem ensinou o Tai Chi Chuan a Yang Lu Chan (1799-1871). Foi a primeira vez que o Tai Chi Chuan fora transmitido para alguém que não pertencia ao clan da família Chen.



Foto: Levis Litz
Após viver na Vila Chen (Chenjiagou) Yang Lu Chan partiu para Pequim onde modificou a rotina que ele tinha aprendido, adaptando-a de forma que o aprendizado por parte do praticante fosse mais focado nos aspectos terapêuticos. Assim, essa Forma/Sequência tornou-se amplamente conhecida como o Estilo Yang de Tai Chi Chuan. Seguiu-se assim por duas gerações da família Yang até que o seu neto, Yang Cheng Fu desenvolveu a "Grande Forma" que se tornou a mais popular praticada na China e além.



Foto: Levis Litz

Por outro lado, o Tai Chi Chuan estilo Chen tornou-se popular com a ida do mestre Chen Fa Ke (1887-1957) para Pequim. Lá ele deu origem a "Forma Nova da Família" (Xin Jia). Ao final dos anos 50, Chen Zhao Pi, bem como outros mestres, vivia fora da Vila Chen. Assim ele, ao se aposentar aos 60 anos de idade, em 1958, retornou para a Vila Chen para transmitir o Estilo Chen de Tai Chi Chuan para as próximas gerações. Chen Zhao Pi morreu em 1976, foi aluno de muitos mestres renomados, entre eles, seus tios Chen Fa Ke, Chen Deng Ke, Chen Yan Xi e Chen Xin. Historicamente, a China naquele período, ao final dos anos 50 e início dos 60, vivia num período conturbado em que milhões de chineses morreram como resultado da política de Mao Tse Tung. Seu filho, Chen Ke Sen, fortaleceu o Tai Chi Chuan no Condado de Wen (Wen Xià), na Província de Henan.

Foto: Levis Litz
Um jornalista no início dos anos 80 denominou 4 mestres do estilo Chen como "Os 4 Guerreiros de Buda": Chen Zheng Lei, Chen Xiao Wang, Wang Xian e Zhu Tian Cai. Em 2003 Chen Zheng Lei publicou que as formas de Tai Chi Chuan (mãos livres) praticadas na Vila Chen eram: Lao Jia Yi Lu (Forma Tradicional da Família Parte 1), Lao Jia Er Lu - Pao Chui (Forma Tradicional da Família Parte 2 - Punho de Canhão), Xin Jia Yi Lu (Forma Nova da Família Parte 1), Xin Jia Er Lu - Pao Chui (Forma Nova da Família Parte 2 - Punho de Canhão), Xia Jia Yi Lu (Forma Curta Parte 1), Xia Jia Er Lu (Forma Curta Parte 2) e 5 variações de Tui Shou (Empurrar com as mãos).

Em 21 de agosto de 2007, o Chefe-Adjunto da "Associação Nacional de Esportes da China" inaugurou uma placa na Vila Chen para oficializar que a Vila Chen é o local de nascimento do Tai Chi Chuan.

Foi do Estilo Chen que surgiu os demais estilos tradicionais de Tai Chi Chuan: Yang, Wu (Jianquan), Wu (Yuxiang) e Sun. Depois surgiram muitos estilos híbridos oriundos destes.


Grão-mestre Chen Zheng Lei, mestres, discípulos, alunos e praticantes. Foto: Levis Litz

-----------------

-> Referências

. O Livro Completo do Tai Chi Chuan, Wong Kiew Kit
. Chen Style Taijiquan, Sword and Broadsword, Chen Zhenglei
.  Tai-Chi Chuan – Arte Marcial – Técnica de Longa Vida, Catherine Despeux
. A Compendium of Taijiquan Boxing and Weapons, Chen Zhenglei
. A Essência do Taijiquan, David Gaffney & Davidine Siaw-Voon Sim
. Tai Chi - Rotina Lin Li Wei, Levis Litz
. Chen Style Taijiquan - The Source of Taiji Boxing, Davidine Siaw-Voon Sim & David Gaffney
. Chen Style Taijiquan Transmitted Through Generations, Chen Xiaowang
. The Art of Chen Family Taijiquan, Chen Zhenglei
. Revista Tai Chi Brasil, Levis Litz

Nenhum comentário:

Postar um comentário