Livro: Cisnes Selvagens

Cines Selvagens - três filhas da China

Por Jung Chang

Ed. Companhia Das Letras

Dos costumes ancestrais às violentas reviravoltas do comunismo, a China passou, em algumas décadas, por uma as mais radicais e amplas transformações já vistas na história da humanidade. Mergulhando nas memórias familiares de três gerações de mulheres, Cisnes Selvagens é o relato verdadeiro, com todos os acentos do drama épico, de uma família que tenta preservar a própria humanidade em meio à vertigem e ao horror da trajetória da China no século passado.

"(...) o general Xue uso sua polícia para assegurar que o homem que sua facção queria na Presidência, Tsao Kun, ganharia o que se anunciava com uma das primeira eleições da China. Os oitocentos e quatro membro do Parlamento tiveram de ser subornados. (...) A 5 de outubro de 1923, Tsao Kun foi eleito presidente da China. (...) Esse episódio entrou na história da china como um exemplo notório de como se pode manipular uma eleição. As pessoas ainda o citam para afirmar que a democracia não dará certo na China. Páginas 20 e 21.

"Um magnífico épico que traz à luz todo o lado humano da turbulenta história chinesa do século XX",
Chicago Tribune


--------------------------------------


Recentemente - sobre a China

"Pela segunda vez na história recente, a China completou uma transição pacífica de poder. Xi Jinping assumiu a chefia do Partido Comunista. Ele também foi nomeado comandante das Forças Armadas, cargo que se imaginava que ele ocuparia só mais tarde. Ele apresentou também um novo comitê permanente do Politburo – quatro dos sete, incluindo Xi Jinping, são filhos de altos dirigentes da primeira geração de chefes comunistas, ainda dos tempos de Mao Zedong.", Jornal da Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil