Pular para o conteúdo principal

Os efeitos da prática do tai chi em pacientes com diabetes

Para a ciência

Um estudo foi realizado para se conhecer os efeitos da prática do tai chi nos níveis de glicemia, insulina sérica e de receptores de insulina em portadores de diabete melito (DM) tipo 2. Doze pessoas com a idade entre 58-75 anos de idade (66.5 +/- 8.5 anos) com DM tipo 2 participaram desse estudo. Eles foram submetidos a um sistema de práticas do tai chi por oito semanas. A glicemia, a insulina sérica e a atividade dos receptores de insulina foram medidas antes e imediatamente após o estudo de 8 semanas. Os resultados mostraram que durante as oito semanas de prática de tai chi, a glicemia diminuiu (p < 0.05), enquanto que os receptores de alta e baixa afinidade (r1, r2) para a insulina e a capacidade de ligação dos recepetores de insulina de baixa afinidade (R2) aumentou. A insulina sérica aumentou (p < 0.05), mas ainda se apresentou dentro do normal. Na verificação logo após somente uma prática de tai chi, verificou-se que a glicemia, o número de receptores de alta e baixa afinidade de insulina e suas capacidades de ligação (R1, R2) aumentaram (p < 0.05), enquanto que a insulina sérica ficou inalterada. Portanto, as oito semanas de estudo dos efeitos da prática do tai chi demonstraram benefícios sobre as condições de saúde dos pacientes com DM tipo 2".

Por Wang JH

-----------
Referência
U.S. National Library of Medicine and the National Institutes of Health.
NCBI – PubMed – www.pubmed.gov. 1: Med Sport Sci. 2008;52:230-8. PMID: 18487902 [PubMed - in process].
-----------
Publicado na Revista Tai Chi Brasil (www.RevistaTaiChiBrasil.com.br) Edição nº 1 - Set/2009.
Versão do Inglês para o Português: Levis Litz
Revisor Técnico: Médico Marcelo Sato - CRM: 17.790 – PR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…