quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tai Chi - um precioso instrumento psicoterápico

Métodos do Trabalho Corporal na Psicoterapia Junguiana
Livro de Annamaria Sannino

Sinopse
Com casos da prática profissional, a autora enfatiza os métodos do trabalho corporal, que considera um precioso instrumento psicoterápico. Dentre os trabalhos corporais, enfatiza a prática do Tai Chi Chuan.

Citações
"No transcurso de minha formação, fui identificando no T´ai Chi Chuan, que pratico há longos anos, uma relação (minha projeção) realmente notável com o processo psicoterapêutico (...)"

"Para aprender etes movimentos simples e naturais e, por isto mesmo, difíceis e desafiadores, é necessário, diz o mestre, paciência, perseverança, confiança e continuidade."

"Os movimentos envolvem o corpo todo: olhar, respiração, deslocamento do peso... - Na sessão psicoterapêutica os conteúdos elaborados são geralmente delimitados. Na psicoterapia lidamos o ser humano na sua totalidade psicofísica."

"(...) T´ai Chi Chuan é equilíbrio. Por isto, quando a mente e o corpo estão cansados pelos novos movimentos, é conveniente repetir um movimento já conhecido e ter assim um breve descanso. Quando poderia ocorrer certa monotonia, um movimento totalmente novo dinamiza. - De certo modo é isto que ocorre durante o processo psicoterápico para que o paciente reencontre, menos dolorosamente, o caminho da sua individuação."

"Os movimentos do T´ai Chi Chuan podem ser executados individualmente ou em grupo (...). - O homem é um ser individual e grupal ou, se preferem, indivisível e gregário. Quando sozinho, lhe será possível conceder-se o seu tempo; todavia, do ponto de vista social, terá de esforçar-se e ajustar o seu tempo para integrar-se de modo consciente, e coerente como o seu estilo de vida."

Fonte: Métodos do Trabalho Corporal na Psicoterapia Junguiana - Teoria e Prática, de Annamaria Sannino, Editora Moraes, SP, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário