Grupo leva o ensino da fotografia a áreas carentes de Curitiba

 Uma ação social bem bacana em Curitiba que envolve a fotografia.

Fotos: Fran Bubniak

Durante o mês de abril, a Portfolio Escola de Fotografia servirá como ponto de arrecadação de equipamentos fotográficos a serem utilizados pelo Grupo f.6 em oficinas de de fotografia com jovens e adultos carentes. A ideia é uma evolução do projeto “Retratos: tempos de escola”, idealizado pelo Grupo f.6 em 2012, e que já atingiu mais de 550 crianças de escolas municipais localizadas no bairro Cajuru e no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba.


A ideia nasceu nos bancos do Curso Anual de Fotografia da Portfolio, em 2009. Depois de perder o convívio semanal proporcionado pelas aulas, os ex-alunos Fran Bubniak, Marcio Olesko,Noemia Fontanela e Walter Thom e sentiram a necessidade de criar um canal por meio do qual pudessem continuar imersos naquele ambiente de troca de conteúdos e experiências. 


Foi então que surgiu o grupo fechado f.6 numa rede social, que tinha o intuito de compartilhar experiências fotográficas, divulgar informações e buscar conhecimento nos mais diversos ramos da fotografia. Depois de um tempo, porém, os criadores do f.6 perceberam que podiam investir em ações mais concretas e iniciar um projeto fotográfico de caráter social.

Em 2012, o objetivo do grupo se
concretizou, e alunos dos quintos anos da Escola Municipal Senador Enéas Faria (Emsef), no Cajuru, foram fotografados e receberam, cada um, um retrato individual e um retrato da turma. O projeto se repetiu no ano seguinte e, em 2014, foi ampliado, passando a atender também a Escola Municipal Jardim Ana Maria (Emjam), em Colombo. 

Em 2015, o grupo pretende alçar voos maiores. A ideia, agora, é levar aos alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) da Emsef uma oficina básica de fotografia. Para que as aulas não fiquem apenas na teoria e levem esses alunos de fato ao mundo da fotografia, o f.6 precisa da doação de câmeras digitais, cartões de memória e pilhas. 

Serão aceitas as doações de equipamentos em bom estado de conservação e funcionamento, já que o grupo não dispõe de verba para manutenção de itens que, porventura, não funcionem. A campanha de arrecadação vai até o final de abril, e os itens podem ser entregues na sede da Escola Portfolio (Rua Alberto Folloni, 634 A, Centro Cívico), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13h30 às 20h. O telefone para contato é 3252-2540.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil