Pular para o conteúdo principal

O que se espera do mundo infantil? Ensaio fotográfico; muito legal!

Revelando Sentidos®


Maya Brasiliano (re) descobre sensações inesperadas no universo infantil 
através de ensaio fotográfico

Esta poderia ser uma história comum de uma publicitária que virou fotógrafa e ponto. Mas não é. Maya Brasiliano tem uma relação com as imagens captadas por sua lente: cada clique conta uma história.

Seu olhar intimista sempre esteve presente. Aos 13 anos saía por aí com sua Pentax 35mm registrando o que lhe tocava. Formada em publicidade, trabalhou em agências de primeira linha e um - belo - dia percebeu que esse caminho não fazia mais sentido na sua vida. Sua paixão pela sensibilidade e espontaneidade da infância a levou para a faculdade de Pedagogia e trabalhos em escolas de primeiro grau.

Foi então que começou a registrar o dia a dia em sala de aula e a fotografar os filhos das amigas. Quando engravidou, seu filho passou a ser seu modelo favorito. Autodidata, seguiu registrando os momentos em família em diversos experimentos.

Quando começou a receber pedidos para fotografar em festas e ensaios infantis, percebeu a extensão dos, até então, experimentos. Quem se interessava logo indicava seu diferencial para registrar momentos com emoção traduzida em suas fotos: memórias em que quase se pode ouvir as risadas, a música, a diversão.

Foi mergulhada nesse universo que Maya criou o projeto Revelando Sentidos, uma experiência captadora de instantes que permite às crianças momentos de autoconhecimento com as coisas simples – e boas – da vida. Tirando os pequenos da realidade tecnológica imediata em que vivemos, a fotógrafa os leva para um
universo lúdico em estações que envolvem os cinco sentidos: perfumes, cheiro de água da piscina, o gosto da fruta inusitada, lambida no sorvete, mãozinhas cheias de barro, a água gelada... Tudo feito com ar de surpresa a fim de que os pequenos (re) descubram nuances de seus próprios sentidos. 

O Ensaio acontece em etapas: tato, paladar, olfato, audição e, ao final do circuito, o último sentido, a Visão: a criança recebe uma câmera em que ela mesma poderá “ensaiar” e concretizar sua “visão de mundo”.

“Não é a foto pela estética. É a foto pela emoção que ela passa, pela experiência ali embutida, pelo o que não dá para se ver à primeira vista”, diz.

O Revelando Sentidos vai desde à mãe que deseja fazer um ensaio sensorial com o filho, até como atração em festas infantis, espaços de brincadeiras, livrarias, docerias e tudo o que tenha a ver com esse universo lúdico educacional. 

Ah, detalhe, as fotos são enviadas por correio, estimulando as crianças a (re) descobrirem uma forma de comunicação que não estão acostumadas. 

Para conquistar a naturalidade de suas fotos, Maya abusa das lentes zoom. “Não existe segredo na fotografia. Exceto a intimidade”. A frase do fotógrafo William Allardresume o modo como busca nortear seu trabalho. “Não existe beleza maior do que a daquele segundo (ou milésimo de segundo) em que estamos totalmente envolvidos, com a alma desnuda, radiante, natural”, completa. 

------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Equipamento possui design compacto, sem perda do desempenho ótico de alta qualidade Depois de atingir a marca de mais de 110 milhões de lentes EF* produzidas em todo o mundo, a Canon, líder em soluções em imagem digital, anuncia mais uma novidade no Brasil: a lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM (lente zoom padrão). O equipamento atenderá a todos os tipos de fotógrafos, desde amadores, profissionais cinematográficos e até criadores de conteúdo para internet. 
EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM oferece foco suave e silencioso em uma lente completamente versátil. Ela é a primeira lente zoom EF para câmeras com sensor full frame a incluir um motor de foco automático STM (stepping motor), que fornece AF praticamente silencioso durante a gravação de vídeos. A 24-105mm é uma das opções mais versáteis em termos de distância focal, pois pode ser usada como uma lente grande-angular para fotografar paisagens fora da cidade, bem como um retrato ao tentar se aproximar dos assuntos com o zoom da lente.
Alé…

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

A mostra, 1ª de sua carreira em uma galeria, será de 24 de junho a 27 de julho. 

Bob Wolfenson, um dos maiores fotógrafos contemporâneos de moda no Brasil, abrirá nesta sexta-feira (24 de junho), em Curitiba, a exposição Fashion Stories, composta de 16 imagens capturadas em vários momentos de sua carreira, incluindo fotos das top models Gisele Bündchen e Naomi Campbell. Será na Galeria Portfolio, localizada na Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico, e terá início às 19h. 
Trata-se de um acontecimento histórico, pois esta será a primeira vez em que Bob Wolfenson expõe em uma galeria. “É uma honra poder trazer, de maneira inédita, um pequeno recorte do belíssimo trabalho de fotografia de moda de Bob Wolfenson”, afirma Nilo Biazzetto Neto, curador da galeria.
As imagens serão exibidas no formato de 40x60, em molduras de 80x80cm. Elas estarão à venda ao valor de R$ 5.000,00, e cada obra terá a edição limitada de 10 impressões para esse formato. Também serão vendidos 150 pôsteres assinado…

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil pela primeira vez para o lançamento mundial de seu estilo de Tai Chi Chuan

O grão-mestre Wang Hai Jun virá da China exclusivamente a Curitiba para apresentar uma nova forma de tai chi chuan ao lado do mestre irlandês Niall O'Floinn. Evento ímpar acontece em Curitiba entre os dias 2 a 7 de dezembro.
Descendente da linhagem da família que criou o tai chi chuan, o renomado e campeão de artes marciais na China, o grão-mestre Wang Hai Jun deu origem auma nova sequência dessa tradicional e popular arte marcial. Assim o fez para tornar mais acessível aos ocidentais o mais antigo estilo de tai chi chuan.  De fácil aprendizado, é uma excelente atividade de expressão corporal que proporciona uma melhor qualidade de vida. Cada movimento, além de terapêutico, apresenta uma aplicação de defesa pessoal.  Tanto iniciantes como praticantes experientes podem aprender juntos e aproveitar essa bela sequência do tai chi chuan. Este evento será histór…