Pio Figueiroa e a poética do instante

Pio Figueira é o último convidado a participar do III Projeto F/5, ciclo de palestras e workshops sobre fotografia contemporânea em Goiânia. Entre os dias 29 de abril e 01 de maio, o fotógrafo falará sobre o uso poético da fotografia.


Foto: Pio Figueiroa
Fotógrafo e diretor de cena. É assim que Pio Figueiroa define suas áreas de atuação. Mas o artista pernambucano vai muito além, seu trabalho autoral é um diálogo entre diversas linguagens artísticas que juntas formam verdadeiras histórias visuais. Último convidado do ciclo de palestras e workshops sobre fotografia contemporânea do III Projeto F/5, Pio estará em Goiânia entre os dias 29 de maio e 01 de abril para falar sobre o uso poético da fotografia.


“A mais importante característica da fotografia se revela à medida que ela engendra possibilidades e conceitos. Dessa forma, muito ao contrário de registrar automaticamente impressões do mundo vivido, a fotografia se orienta pela criação, transforma conceitos em cenas. Filosófica, a fotografia está fundada numa relação, e dessa relação se desdobram infinitas possibilidades de se pensar e perceber. Cada cena construída é como uma encruzilhada de olhares e significados cujo tecido invisível amarra o que se vê com o que é visto.”, diz o fotógrafo em um texto ensaio sobre a fotografia.

A carreira de Pio Figueiroa transparece e mescla o que o fotógrafo carregou durante seus trabalhos em diversas áreas de atuação, desde suas origens no fotojornalismo, ainda em Pernambuco, até suas produções atuais, com uma pesquisa que cria um diálogo entre a fotografia, o cinema e a arte contemporânea.

Além de ser fundador do coletivo fotográfico Cia de Foto, Pio já realizou importantes trabalhos individuais como a exposição  “Entretanto”, na Galeria Vermelho, a exposição individual “Caja de Zapatos”, na Guatemala, entre outros. Pio também integra o  conselho curatorial do FestFotoPOA (Porto Alegre) e tem obras nas  coleções do MAM-SP, MASP-Pirelli-2010, e particulares.

Será partindo da aproximação entre as linguagens artísticas e olhando a fotografia como um viés para narrar histórias visuais que o fotógrafo ministrará a palestra “Um uso poético da fotografia”, no dia 29 de abril, ás 20h. A atividade acontecerá na Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás e possui entrada gratuita, com vagas limitadas à capacidade do local.

Já nos dias  30 de abril e 01 de maio (sábado e domingo), Pio realizará um workshop na sede da WA Imagem onde aprofundará as diversas questões que abarcam o desenvolvimento do trabalho autoral do fotógrafo, realizando uma análise de portfólios e projetos dos participantes inscritos e repensando as etapas de concepção de um projeto fotográfico.   A atividade, que também é gratuita, conta com 20 vagas, previamente preenchidas através de inscrição no site da WA Imagem.

A palestra e workshop com o fotógrafo Pio Figueiroa serão as últimas atividades realizadas pela terceira edição do Projeto F/5, que encerra esse ciclo de debates com a presença de nomes como os fotógrafos João Marcos Rosa, Eugênio Sávio, Nair Benedicto e o curador Diógenes Moura. Interessados em acompanhar mais informações sobre a próxima edição do projeto e outras atividades promovidas pela WA Imagem podem acompanhar o site www.waimagem.com.br.

Sobre o Projeto F/5
Realizado pela WA Imagem com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, o Projeto F/5 já atingiu em suas edições anteriores cerca de mil pessoas, reafirmando, em sua terceira edição, seu compromisso com o fomento à cultura fotográfica no estado de Goiás. Nesse ano suas atividades acontecem durante todo o mês de abril, contando semanalmente com palestras e workshops gratuitos que visam aprofundar as discussões sobre fotografia contemporânea e autoral brasileira.

SERVIÇOS:
Palestra com Pio Figueiroa
Gratuito
Dia: 29 de abril (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás. Auditório Marisa Roriz - Área III - Setor Universitário.
Vagas: Sujeito à lotação do local

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil