Qual é o papel social da fotografia?

Projeto F/5 convida a fotógrafa Nair Benedicto para debater questões da atualidade como mídia, feminismo e o papel político da fotografia brasileira.


Indios Surgimento de liderancas no Encontro de Altamira.
Foto de NairBenedicto.jpg

Dando continuidade ao ciclo de palestras e workshops da terceira edição do Projeto F/5 a fotógrafa paulistana Nair Benedicto é a convidada para realizar as atividades que acontecerão entre os dias 08 a 10 de abril. Consagrada através do fotojornalismo, Nair possui um trabalho autoral voltado para as questões sociais e das minorias, trabalhando ativamente em questões indígenas e causas feministas e retratando a situação das crianças e mulheres na América Latina.

Fotógrafa reconhecida internacionalmente, Nair Benedicto tem seu trabalho exposto em diversas instituições, como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Museu de Arte de São Paulo e o Museu de Arte moderna de Nova York. A fotógrafa também possui diversos livros publicados, sempre trabalhando sua temática através das questões sociais.
Buscando promover um debate sobre o papel da fotografia e do fotógrafo na atual situação política e social do nosso país, a artista ministra a palestra intitulada “Antes de Mergulhar”. A atividade acontecerá na sexta-feira, 08 de abril, às 20h, na Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás e possui entrada gratuita e limitada à capacidade de vagas do local. 
Nos dias 09 e 10 de abril, Nair realizará um workshop na sede da WA Imagem, onde aprofundará a discussão sobre o fazer fotográfico e seu papel social, discutindo questões sobre feminismo, mídia e o papel político da fotografia. As vagas já estão esgotadas.
“É sobre imobilidade, responsabilidade e conivência que vamos discutir. Toda profissão tem brechas para o exercício digno. Mas, só vamos ter condições de exercitá-las se estamos lendo, estudando, analisando, buscando o que estão tentando todo o tempo usurpar, nossa capacidade de reflexão.”, diz a fotógrafa.
Realizado pela WA Imagem com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, o III Projeto F/5 ainda receberá, durante o mês de abril, fotógrafos e curadores como Diógenes Moura, João Marcos Rosa e Pio Figueiroa. Para acompanhar a agenda de palestras e workshops, basta acessar o site www.waimagem.com.br.

Sobre o Projeto F/5
Atingindo em suas edições anteriores cerca de mil pessoas, o Projeto F/5 agora está em sua terceira edição, reafirmando seu compromisso com o fomento à cultura fotográfica no estado de Goiás. Nesse ano suas atividades acontecerão durante todo o mês de abril, contando semanalmente com palestras e workshops gratuitos que visam aprofundar as discussões sobre fotografia contemporânea e autoral brasileira.

SERVIÇO:
Palestra com Nair Benedicto
Gratuito
Dia: 08 de abril (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Escola de Artes e Arquitetura da PUC Goiás. Auditório Marisa Roriz - Área III - Setor Universitário.
Vagas: Sujeito à disponibilidade do local

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canon lança no Brasil lente EF 24-105mm f/3.5-5.6 IS STM

Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia de moda, expõe em Curitiba

Lendário grão-mestre de artes marciais virá ao Brasil