Revista Eletrônica "Pátria Distraída"

PatriaDistraida.com

Foi lançado recentemente a primeira edição da Revista Eletrônica Pátria Distraída. "Um espaço que pretende levantar a reflexão crítica na construção de um Brasil com mais solidariedade e acolhimento para todos. Formado com um grupo editorial com nomes de incontestável sabedoria e credibilidade. O tema de lançamento é: Onde nos distraímos", diz Valquiria Prochman, membro integrante do Conselho Editorial da revista. 


Nesta primeira edição:
  • ENTREVISTA – Frei Betto constata: A direita saiu do armário e a esquerda entrou. Em uma democracia meramente delegativa, a saída é organizar e mobilizar o povo. A única revolução que a burguesia fez foi a Francesa.
  • OBVIEDADE DO IMPASSE  A sinuca da conciliação de classes, que desmobilizou e silenciou os movimentos sociais, e as ainda não compreendidas jornadas de manifestações, na análise do professor e historiador Clóvis Grunner.
  • ESTADO E CONSTITUIÇÃO  Direitos fundamentais, erradicação da fome e da miséria, educação e saúde, obrigações históricas que cumprimos, tornadas sem efeito na Constituição. Artigo da procuradora Valquíria Prochmann.
  • TAREFA – Para refazer, precisaremos nos debruçar sobre o problema nuclear do alicerce das massas,  reorganizá-las e a fomentar no seu seio um novo engajamento para a luta política. Análise conjuntural do cientista político César Caldas.
  • CRISE PLANETÁRIA PARA QUEM  A história do capital é a história do saque da natureza e exploração de classes. A destruição ambiental não é efeito colateral, mas elemento da concepção do capitalismo global. Por Suzana Valaski e Nilson Ramos de Mello Filho.
  • APAGÃO LITERÁRIO  A nova geração optou por uma poesia pós-concreta, reduzida a simples anotação sobre experiências do cotidiano, anotações estas que não vão além de um existencialismo aguado em torno do próprio umbigo. Por Paulo Venturelli.
  • QUANDO NOS DISTRAEM  Lula se tornou o PT, depois, o Brasil, a esquerda, a democracia. Que projeto é esse que freia a luta contra a Reforma da Previdência, mas coloca milhares na rua com disposição de enfrentar a Polícia? Hector Molina.
  • NOSSO TEMA  A professora Martinha Vieira analisa a canção-despertador na qual buscamos inspiração para essa revista, e avisa que há um novo enredo passando justamente agora.
  • DESENHADO  As ilustrações do artista plástico e ceramista Marcelo Weber para esta edição.
PatriaDistraida.com

Comentários

Fantástico. Muito bom ter um referencial para análise e compreensão do atual contexto ,com integridade e competência. Cal Mendes

É isto que precisamos: gente séria falando sobre coisas sérias. Eliane Dzierwa Zaionc

Iniciativa bem-vinda. Já comecei a leitura e tenho certeza de que será muito útil neste tempo de tantas incertezas. Rosângela Almeida


Apresentação e Conselho Editorial

PÁTRIA DISTRAÍDA é publicação independente, aberta a autores dispostos a contribuir para a compreensão do Brasil e emancipação da classe trabalhadora.

Adalberto Fávero – Licenciaturas em Filosofia, Teologia e História. Mestre em Educação. Área de atuação: professor e gestão escolar.

Cesar Caldas – Jornalista, radialista e cientista político (UNINTER). É servidor federal aposentado.

Claudia Miranda – Licenciada em História e mestre em Educação. Atua como professora de História e supervisora pedagógica.

Gladimir Nascimento – Artesão.

Hector Molina – Historiador e professor de História (UFPR). Militante do coletivo Outros Outubros Virão.

Juliana Heleno – Licenciada em Letras e mestre em Educação. Atua como professora de Língua Portuguesa e supervisora pedagógica.

Luciana Nogueira Nascimento – Jornalista (PUCPR) especialista em Marketing (FAE). Assessora de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Nilton Cesar – Licenciado em Letras e mestre em Estudos Literários. É professor e escritor, autor de “O Beijo de Schiller” e “Pequena Biografia de Desejos”,

Valquiria Prochman – Graduada em Direito e pós-graduada em Direito Contemporâneo. É procuradora do Estado do Paraná e membro do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná e da Sociedade DHPAZ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jin Li - Saudação | Cumprimento entre praticantes de Tai Chi Chuan

A "Volta do Brasil" sobre uma bicicleta

Violência à vista? O que fazer?